segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BLOGS,TWITTES E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÂO

TITULO: O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO
AUTORAS: PROFª. DANIELA MORAES E PROFª. GEOVANA DE OLIVEIRA

TITULO: BLOG: INTERAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR
AUTOR: CARLA CONTI DE FREITAS, VALERIA ROSA DA SILVA


Blog é um ambiente virtual de aprendizagem.É uma página na internet (WEB),onde  seus usuários fornecem conteúdos que podem ser compartilhados por todos(a) aqueles(a) que o (a) visitarem. Abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log(diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens).No Brasil os mais conhecidos são:  oBlogs.com.br, Blig, UOLBlog, Blogger e oWeblogger. Considerado um diário. É um armazenamento de conteúdos que possibilita uma interação, discussão sobre os temas abordados, cria uma forma de aprendizagem colaborativa e cooperativa. Depende da forma adotada pelo grupo ou pelo individuo. Um blog também pode ser educacional. Sua prática está na interação de professores e alunos, nas discussões feitas através de conteúdos didáticos, em que os educadores podem está trazendo para o blog, e na comunicação e troca de idéias. Instiga dos alunos uma nova visão perante o mundo das tecnologias. Insere eles à essa nova prática de ensino e aprendizagem. Com essa nova modalidade, o educador passar de professor para orientador. Ele guia os caminhos em que os seus alunos deverão seguir. Objetivamente, essa rede social de um ambiente virtual de aprendizagem, requer de seus usuários à reflexão, o conceito crítico de cada um sobre o que se está sendo estudado. É um método também de avaliação que o educador pode está utilizando para com os alunos.O blog numa visão pedagógica é o compartilhar conhecimentos, o diálogo aberto, aproximação do educador com o alunado. Esse instrumento possibilita ainda mais à leitura, o ato da escrita, a forma de linguagem. Uma vez que, publicado milhares de pessoas poderão  ter acesso e também é vantagem  para a transdisciplinaridade.

TITULO: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TWITTER

AUTOR: JOSÉ MANUEL MORAN

LINK: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/artigo25.htm

TITULO: O USO DO TWITTER NO MUNDO ACADÊMICO

AUTOR: BRUNO DE SOUZA

 

O Twitter, outra rede social, que pode e deve ser utilizada de forma pedagógica. Pois de forma educacional, é uma ferramenta instigadora de ensino e aprendizagem, com diferença que, com esse possuindo apenas 140 caracteres, a linguagem e a informação deve ser objetiva, clara e sobretudo tem que ser compreendida por seus seguidores. A utilização dessa ferramenta está na publicação de frases sobre conteúdos, preferencialmente educacional, pois acontece  geralmente palavras que  são jogadas lá, sem sentindo algum.Pode ser utilizado na divulgação de links de vídeos, podcast, etc, para obtenção de novos conhecimentos e troca de idéias. Com o uso das TIC,  o educador como orientador,articula melhor o ensino com os alunos. Com a utilização dessa ferramenta, a aula aumenta seu tempo, saindo da sala de aula e podendo ser continuada fora dela. A exposição de trabalhos, pensamentos e entre outros, sendo resumida numa pequena frase, estimula a troca de idéias e assimilação maior do que está sendo passado. Quanto mais tecnologias, maior a importância de profissionais competentes, confiáveis, humanos e criativos. A educação é um processo de profunda interação humana, com menos momentos presenciais tradicionais e múltiplas formas de orientar, motivar, acompanhar e  avaliar.Para começar, uma das grandes forças do Twitter no campo educacional concentra-se na possibilidade de criar grupos de trabalho, através do qual os alunos podem maximizar o apoio mútuo através da aquisição de conhecimento.Além disso, o Twitter é uma ótima ferramenta que permite analisar e avaliar eficientemente as experiências dos diferentes grupos de alunos.

TÍTULO: REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

AUTOR: ANDREA BARRETO

TITULO: REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO:EUA PROÍBE, BRASIL VALORIZA

AUTOR: BRISA TEIXEIRA

LINK: http://www.bemparana.com.br/tictag/index.php/2011/08/13/redes-sociais-na-educacao-eua-proibe-brasil-valoriza/

 

A interação, a aprendizagem colaborativa e cooperativa associada uma com a outra, as trocas de idéias, as discussões dos conteúdos através da exposição dos assuntos da sala de aula é muito maior quando se utiliza das redes sociais. No blog, sua publicação pode ser uma solução para o problema de alguém, a informação de uma dúvida  que o individuo poderia ter. A suas produções é  vistas por milhares de pessoas.  Com o twitter, permiti o professor a lançar desafios para os seus alunos, já que não é fácil em um assunto muito extenso você elaborar uma frase com somente 140 caracteres.  A escola deve se integrar  as redes sociais. A padronização da sala de aula já não existe com a era digital, que predomina muito na atualidade do mundo em que vivemos. As TIC estão inseridas na educação formal de antes, como suporte e distribuição de conhecimentos. Dentro das redes sociais, existe uma nova escola que não precisa de estrutura física, apenas possui o conhecimento. Com essas tecnologias, as redes sociais se proliferaram com objetivo de não mais existir aquela escola velha ditada por regras que os alunos só adquirem aprendizagem com notas boas. O Brasil, ainda precisa avançar muito nesse ponto. Mas, a sua valorização diante as novas tecnologias para ensino-aprendizagem já é uma existência.





TITULO: Blog na Educação.
 LINK: http://igovexplica.wiki.zoho.com/Blog-na-Educação.html

O uso de ferramentas Web 2.0, como o blog, trazem à educação benefícios como geração constante de aprendizagem e armazenamento do conhecimento, além de possibilitarem uma maior aproximação no relacionamento entre professor e aluno.Um blog também permite que haja: acompanhamento, pelos pais e gestores da escola, das atividades desenvolvidas pelos alunos; discussões além do espaço formal das aulas; fácil supervisão de tarefas e troca rápida de informações; integração com outros conteúdos e outras mídias como slides vídeos e áudio; conexão entre alunos e professores de diferentes lugares para resolver problemas ou receber informações e trocas de experiências; desenvolvimento de competências; ensino da linguagem digital; produção de textos para exercer o pensamento crítico e incentivar debates.  Com relação ao conteúdo, um blog garante um espaço para produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, organização e debate de excursões e visitas de campo, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, acompanhamento e gestão da escola, entre outras possibilidades.


TÍTULO: Uso das redes sociais na Educação.
LINK: http://blog.atepassar.com/uso-das-redes-sociais-na-educacao/
Hoje as redes sociais favorecem a cultura do conhecimento, a troca de informações e a participação em grupos de interesses comuns. Para os que utilizam essas plataformas online em busca de conhecimento, é fundamental sua participação ativa para fortalecer vínculos com outros usuários.
Ter o fácil acesso a um ambiente comum para alunos e professores facilita a difusão do conhecimento e a interação social entre estudantes. Ao utilizarmos tecnologias de informação de forma específica e massiva com o objetivo de aprendizagem estamos fortalecendo os vínculos sociais entre alunos e professores onde operam diversas ferramentas atrativas e dinâmicas.
As redes sociais educacionais em âmbito pessoal possuem um enorme atrativo aos seus usuários ao se relacionarem com outros usuários com objetivos comuns. Se sua meta é passar em concursos públicos, ou passar em vestibulares, o anseio de compartilhar experiências em grupo torna evidente a necessidade pré-estabelecida da interação humana.
Essa necessidade de compartilhar experiências é o que torna uma rede potencialmente ativa e promissora, permitindo aos estudantes criar relações sociais, assim como atender as exigências de seu aprendizado. Essas redes sociais educacionais possuem o valor de complementar o aprendizado informal e formal, que as instituições de ensino devem complementar com a utilização dessas ferramentas como novos recursos acadêmicos.
As ferramentas online não alteram o objetivo de aprendizagem, porém facilita a compreensão e introduz novas metodologias de ensino, agregando mais valor à Educação.
TITULO: Utilização de Blogs em sala de aula:
A UTILIZAÇÃO DO BLOG NA EDUCAÇÃO.
AUTOR: Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira em 01/08/2007.
LINK: http://www.webartigos.com/articles/2017/1/A-Utilizaccedilatildeo-Do-Blog-Na-Educaccedilatildeo/pagina1.html

A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação.
Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem, e um em especial que iremos tratar neste artigo oferece muitas possibilidades de desenvolvimento das potencialidades humanas : o Blog.
Qualquer recurso conta com limitações, mas aqui colocaremos algumas das vantagens e possibilidades do uso do blog nas escolas como alternativa de aprendizagem.
- BLOGS
Os blogs são páginas na internet (Web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com freqüência.Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.
Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.Quando “no ar” , isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo.
Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interem-se sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog.
- BLOGS E EDUCAÇÃO
Pensando enquanto educador, como esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária?
Os blogs podem:
• Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
• Criação de um jornal on line;
• Divulgação de atividades ;
• Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
• Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulgar estudos realizados pelos alunos;
• Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
• Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
• Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
• Elaborar tamplates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
• Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções;
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática.Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento , já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas.A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!
Enquanto professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas este pode oferecer informações sobre o “erro” do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora , se necessária , em sua construção de conhecimento.Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências como nos coloca nossos Referenciais Nacionais de Educação.
Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.

TITULO: A educação pós-Twitter
AUTOR: Dilvo Ristoff.
LINK: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=68523

"O acesso fácil à informação gerou a era do espanto, da instabilidade de doutores, mestres e pseudoespecialistas"
Dilvo Ristoff é reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Artigo publicado em "O Globo":

"O Twitter é uma rudimentar rede de conexão social", disse Biz Stone, em novembro último, em Doha. Há, segundo ele, muito a fazer para tirar proveito dos 4,4 bilhões de telefones celulares e de 1 bilhão de contas de internet espalhados pelo planeta.

O criador do Twitter esteve com Sugata Mitra, o autor de "A hole in the wall" - que instalou computadores nas ruas de cidades para onde bons professores não querem ir. Queria ver o que aconteceria com as crianças! Para a sua surpresa, em três meses, sozinhas, elas aprenderam a usar o computador e, como todos nós, a exigir um processador mais veloz.

Sem qualquer ajuda, as crianças aprenderam 30% dos conteúdos de genética disponibilizados e, com o auxílio de um tutor, superaram os estudantes das melhores escolas da Índia.

Mitra argumenta que hoje importa menos quem você conhece e mais se você está ou não linkado. Estamos em uma nova era: o usuário linkado questiona, e não raro com razão, as recomendações do médico, a originalidade do artista, o conhecimento do professor.

O acesso fácil à informação gerou a era do espanto, da instabilidade de doutores, mestres e pseudoespecialistas! Não sabe? Não pergunte ao professor! Pergunte à inteligência democrática: pergunte ao google! Para que esta inteligência democrática possa ganhar escala e servir à humanidade, a Escola precisa tornar a inclusão digital a sua palavra de ordem. Para isso, terá que conviver com a aprendizagem auto-organizada e lidar com tecnologias que tolerem múltiplas trajetórias pedagógicas.

Ou seja, a educação terá que ter compromisso inarredável com a inovação! O que Biz Stone e Mitra propõem é um futuro que não mais replicará o presente e que trará à tona milhões de talentos que serão colocados a serviço da vida, com novas oportunidades para todos! Estará o Brasil em condições de preparar os jovens para as demandas de adaptabilidade que se apresentam?

A julgar pela resistência que as novas tecnologias encontram em nossas universidades, temo que continuaremos a educar para o passado, imaginando que ele funcionará no futuro. Não funcionará! A menos que aceitemos que se frustrem as nossas esperanças de construir um país avançado nas artes e nas ciências, é urgente que professores sejam expostos a um agressivo choque de novas tecnologias, antes que caiam em descrédito pela sua incapacidade de educar para os novos tempos.

Mais do que nunca, dependemos de políticas comprometidas com a interconectividade e com o futuro.
(O Globo, 16/1)