segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BLOGS,TWITTES E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÂO

TITULO: O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO
AUTORAS: PROFª. DANIELA MORAES E PROFª. GEOVANA DE OLIVEIRA

TITULO: BLOG: INTERAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR
AUTOR: CARLA CONTI DE FREITAS, VALERIA ROSA DA SILVA


Blog é um ambiente virtual de aprendizagem.É uma página na internet (WEB),onde  seus usuários fornecem conteúdos que podem ser compartilhados por todos(a) aqueles(a) que o (a) visitarem. Abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log(diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens).No Brasil os mais conhecidos são:  oBlogs.com.br, Blig, UOLBlog, Blogger e oWeblogger. Considerado um diário. É um armazenamento de conteúdos que possibilita uma interação, discussão sobre os temas abordados, cria uma forma de aprendizagem colaborativa e cooperativa. Depende da forma adotada pelo grupo ou pelo individuo. Um blog também pode ser educacional. Sua prática está na interação de professores e alunos, nas discussões feitas através de conteúdos didáticos, em que os educadores podem está trazendo para o blog, e na comunicação e troca de idéias. Instiga dos alunos uma nova visão perante o mundo das tecnologias. Insere eles à essa nova prática de ensino e aprendizagem. Com essa nova modalidade, o educador passar de professor para orientador. Ele guia os caminhos em que os seus alunos deverão seguir. Objetivamente, essa rede social de um ambiente virtual de aprendizagem, requer de seus usuários à reflexão, o conceito crítico de cada um sobre o que se está sendo estudado. É um método também de avaliação que o educador pode está utilizando para com os alunos.O blog numa visão pedagógica é o compartilhar conhecimentos, o diálogo aberto, aproximação do educador com o alunado. Esse instrumento possibilita ainda mais à leitura, o ato da escrita, a forma de linguagem. Uma vez que, publicado milhares de pessoas poderão  ter acesso e também é vantagem  para a transdisciplinaridade.

TITULO: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TWITTER

AUTOR: JOSÉ MANUEL MORAN

LINK: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/artigo25.htm

TITULO: O USO DO TWITTER NO MUNDO ACADÊMICO

AUTOR: BRUNO DE SOUZA

 

O Twitter, outra rede social, que pode e deve ser utilizada de forma pedagógica. Pois de forma educacional, é uma ferramenta instigadora de ensino e aprendizagem, com diferença que, com esse possuindo apenas 140 caracteres, a linguagem e a informação deve ser objetiva, clara e sobretudo tem que ser compreendida por seus seguidores. A utilização dessa ferramenta está na publicação de frases sobre conteúdos, preferencialmente educacional, pois acontece  geralmente palavras que  são jogadas lá, sem sentindo algum.Pode ser utilizado na divulgação de links de vídeos, podcast, etc, para obtenção de novos conhecimentos e troca de idéias. Com o uso das TIC,  o educador como orientador,articula melhor o ensino com os alunos. Com a utilização dessa ferramenta, a aula aumenta seu tempo, saindo da sala de aula e podendo ser continuada fora dela. A exposição de trabalhos, pensamentos e entre outros, sendo resumida numa pequena frase, estimula a troca de idéias e assimilação maior do que está sendo passado. Quanto mais tecnologias, maior a importância de profissionais competentes, confiáveis, humanos e criativos. A educação é um processo de profunda interação humana, com menos momentos presenciais tradicionais e múltiplas formas de orientar, motivar, acompanhar e  avaliar.Para começar, uma das grandes forças do Twitter no campo educacional concentra-se na possibilidade de criar grupos de trabalho, através do qual os alunos podem maximizar o apoio mútuo através da aquisição de conhecimento.Além disso, o Twitter é uma ótima ferramenta que permite analisar e avaliar eficientemente as experiências dos diferentes grupos de alunos.

TÍTULO: REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

AUTOR: ANDREA BARRETO

TITULO: REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO:EUA PROÍBE, BRASIL VALORIZA

AUTOR: BRISA TEIXEIRA

LINK: http://www.bemparana.com.br/tictag/index.php/2011/08/13/redes-sociais-na-educacao-eua-proibe-brasil-valoriza/

 

A interação, a aprendizagem colaborativa e cooperativa associada uma com a outra, as trocas de idéias, as discussões dos conteúdos através da exposição dos assuntos da sala de aula é muito maior quando se utiliza das redes sociais. No blog, sua publicação pode ser uma solução para o problema de alguém, a informação de uma dúvida  que o individuo poderia ter. A suas produções é  vistas por milhares de pessoas.  Com o twitter, permiti o professor a lançar desafios para os seus alunos, já que não é fácil em um assunto muito extenso você elaborar uma frase com somente 140 caracteres.  A escola deve se integrar  as redes sociais. A padronização da sala de aula já não existe com a era digital, que predomina muito na atualidade do mundo em que vivemos. As TIC estão inseridas na educação formal de antes, como suporte e distribuição de conhecimentos. Dentro das redes sociais, existe uma nova escola que não precisa de estrutura física, apenas possui o conhecimento. Com essas tecnologias, as redes sociais se proliferaram com objetivo de não mais existir aquela escola velha ditada por regras que os alunos só adquirem aprendizagem com notas boas. O Brasil, ainda precisa avançar muito nesse ponto. Mas, a sua valorização diante as novas tecnologias para ensino-aprendizagem já é uma existência.



Um comentário:

  1. O importante e que em meios a redes sociais o aluno passar a ser colaborador do trabalho e o professor orientador,há uma troca de ideias em ambas as partes.

    ResponderExcluir