sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A REFLEXÃO SOBRE O MUNDO DIGITAL RELACIONADO À PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS


As TIC trás para o ensino uma aprendizagem que facilita o desenvolvimento racional das crianças, como à integração nas redes sociais e a busca pelas pesquisas. Podendo ser à internet, games educativos e outros meios eletrônicos, ferramentas que possibilitam uma maior assimilação das crianças. Por outro lado, à internet como mídia mais usada, pode trazer riscos a elas.

Com o avanço das TIC e a acessibilidade a ela, cada vez mais cresce o número de “nativos digitais”.  Crianças que nascem com as tecnologias ao alcance das mãos e desde cedo se integram de forma progressiva ao mundo anteriormente desconhecidas pelos adultos.  Antes mesmo de terem contato com a pré-escola, muitas crianças são incentivadas pelos pais ou irmãos mais velhos, e a partir do primeiro contato seja ele visual ou manual no mouse, elas vão se aperfeiçoando e tomando gosto pelo mundo virtual.
 Criando páginas  em chats e participando de  comunidades e sites de relacionamento.


É um envolvimento sem fronteiras. Quando atingem a pré-adolescência, eles já vêem  a internet para usos diferentes, os jogos para os meninos e os blogs e comunidades para as meninas. A tomada de consciência, visto que, a internet é fundamental, mas não essencial na vida do individuo, deve ser uma preocupação para alguns pais ou responsáveis que permitem o livre acesso das crianças em tempo integral na internet sem uma “vigilância” necessária. Desse modo, facilita o acesso das crianças em sites não apropriados para elas e um envolvimento virtual freqüente com outras crianças e adultos, podendo afastá-las de seu convívio, transformando em uma “fuga” da realidade.

Outra realidade são os “imigrantes digitais”, que por não possuir intimidade com o mundo das tecnologias têm os olhos voltados apenas para os assuntos abordados nos livros, onde possuem mais acesso, dificultando-os a uma ampliação de conhecimentos e permanecendo-os ainda no aprendizado linear.

Assim, acontece em nossas práticas pedagógicas onde as crianças podem tomar como benefícios  ou não  o uso da internet para fins educativos.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

3ºAula: SEMINÁRIO SOBRE TIC

As TIC, tem origem na sociedade como influenciador em seu desenvolvimento. E através das redes e meios de comunicação que as TIC na educação, instiga objetivamente uma comunidade de indíviduos participantes e críticos, perante um mundo de saberes.
1º GRUPO: TIC NA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE

A educação da informação se tornou fundamental tanto economicamente como socialmente. As TIC tem transformado o cenário da escola e criado outros cenários para uma nova forma de aprendizagem.
GILSON e OBERG, perceberam que a internet em uma pesquisa nas escolas canadenses, trouxe uma atitude positiva para os alunos e professores. Como também encontraram, alguns problemas em infraestrutura profissional, havendo uma limitação no uso da tecnologia. Existiam ás máquinas nas escolas e faltavam a capacitação de alguns professores no uso das TIC.

2ºGRUPO: O ALUNO EM AMBIENTES VIRTUAIS

As novas formas de comunicação enriquece culturamente as pessoas em relação à realidade virtual. A realidade virtual permite perspectivas. E a interiorização das TIC muda para o novo nossos modos de conhecer e administrar nossos conhecimentos. Deve ressaltar que a instrução não correta pode construir vários conceitos do mundo, assim ocorrendo um afastamento do realismo ingênuo.
3ºGRUPO: O PROFESSOR EM AMBIENTES VIRTUAIS

O professor com um novo método de aprendizagem deve lidar  com as novas tecnologias, visando um mundo de novas culturas.Precisa estar capacitado para guiar o alunado à esse conhecimento novo, permitindo sempre ao aluno o direito próprio do seu saber. Proporciona uma vasta extensão em trocas de idéias rumo à um só conhecimento em meio uma diversidade de mídias encontradas no mundo Tecnológico.