sábado, 22 de outubro de 2011

A ESCOLA DO FUTURO

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA APRENDIZAGEM


A Integração de mídias nos espaços de aprendizagem, permite o aluno incorporar as práticas sociais como saber escolar, criando sua postura crítica, sua autonomia e faz com que eles visualizem um mundo de linguagens novas que possibilita uma interação uns com outros  e a interatividade com as tecnologias.
Vale ressaltar que a formação da capacidade do profissional como educador é importante para o ensino-aprendizagem, uma vez que ele passa de simples professor a um orientador que aponta caminhos. simples professor a um orientador.

O desafio do Coordenador pedagógico diante do cenário de indisciplina e violência escolar.

CONGRESSO ACADÊMICO 2011
MINI CURSO 20 de outubro
Profa. Elisângela Mercado
Palavras Chaves- INDISCIPLINA e VIOLÊNCIA
Indisciplina: “É toda ação moral executada pelo sujeito e que está em desacordo com as leis impostas ou construída coletivamente”.
(Yves De La Taille,2006)
Violência: causa danos, fere,agressividade...
Existe dois tipos de violência:
(Brutal) agressão física
(Sútil) moral, violência silenciosa...
Indisciplina; quebra de regras, atraso, falta de responsabilidade...
“As vezes o aluno indisciplinar é ignorado”.
O coordenador deve investigar de onde partiu a indisciplina, se foi do aluno ou da própria professora.
As vezes a violência acaba sendo uma disciplina.”
 Quando ocorre alguma violência dentro da sala de aula e ai  os pais ou o professore dizem: bata, morda...
A criança está sendo obediente. Por isso, a violência as vezes acaba sendo uma disciplina.”
Vasconcelos 2009, fala o que e DISCIPLINA
“Resposta positiva do  individuo ou do conjunto a vontade do outro. Esforço para a construção da autonomia”.

TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO





A televisão na educação deve ser incentivada expressivamente na escola, complementando o processo de ensino-aprendizagem e como um exercício intelectual e de cidadania necessários na sociedade, que faz uso intensivo dos meios de comunicação, a fim que sejam utilizados crítica e criativamente. A escola que incorpora os meios de comunicação poderá desenvolver educação ativa e criativa por meio deles. Promover a utilização da TV como recurso pedagógico é fazer com que a escola tenha o material que vai possibilitar a produção de conhecimento na criança.
A televisão é um recurso muito poderoso que devemos usar a favor do processo educativo.
A televisão na educação veio para criar novas estratégias, nunca esquecendo de estabelecer um clima lúdico e criativo, transformando essa atividade numa tarefa agradável e prazerosa para o alunado, além, de educativa.Ressaltando que a televisão pode  educar,como também deseducar.
                                                                (Projeto retirado da WEB)
Moran,(1994) afirma que “Os alunos se motivam muito mais sem dúvida,com qualquer proposta de expressão audiovisual”.

É importante o papel dos pais na educação de seus filhos, diante do quadro de programas e desenhos que eles permitem as crianças assistirem. Desse modo,não adianta apenas o educador no espaço escolar fazer uso desta mídia de forma produtiva e consciente, se os pais também não seguirem essa mesma linha.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

15 de outubro: DIA DO PROFESSOR


SER PROFESSOR

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..