sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A REFLEXÃO SOBRE O MUNDO DIGITAL RELACIONADO À PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS


As TIC trás para o ensino uma aprendizagem que facilita o desenvolvimento racional das crianças, como à integração nas redes sociais e a busca pelas pesquisas. Podendo ser à internet, games educativos e outros meios eletrônicos, ferramentas que possibilitam uma maior assimilação das crianças. Por outro lado, à internet como mídia mais usada, pode trazer riscos a elas.

Com o avanço das TIC e a acessibilidade a ela, cada vez mais cresce o número de “nativos digitais”.  Crianças que nascem com as tecnologias ao alcance das mãos e desde cedo se integram de forma progressiva ao mundo anteriormente desconhecidas pelos adultos.  Antes mesmo de terem contato com a pré-escola, muitas crianças são incentivadas pelos pais ou irmãos mais velhos, e a partir do primeiro contato seja ele visual ou manual no mouse, elas vão se aperfeiçoando e tomando gosto pelo mundo virtual.
 Criando páginas  em chats e participando de  comunidades e sites de relacionamento.


É um envolvimento sem fronteiras. Quando atingem a pré-adolescência, eles já vêem  a internet para usos diferentes, os jogos para os meninos e os blogs e comunidades para as meninas. A tomada de consciência, visto que, a internet é fundamental, mas não essencial na vida do individuo, deve ser uma preocupação para alguns pais ou responsáveis que permitem o livre acesso das crianças em tempo integral na internet sem uma “vigilância” necessária. Desse modo, facilita o acesso das crianças em sites não apropriados para elas e um envolvimento virtual freqüente com outras crianças e adultos, podendo afastá-las de seu convívio, transformando em uma “fuga” da realidade.

Outra realidade são os “imigrantes digitais”, que por não possuir intimidade com o mundo das tecnologias têm os olhos voltados apenas para os assuntos abordados nos livros, onde possuem mais acesso, dificultando-os a uma ampliação de conhecimentos e permanecendo-os ainda no aprendizado linear.

Assim, acontece em nossas práticas pedagógicas onde as crianças podem tomar como benefícios  ou não  o uso da internet para fins educativos.

3 comentários:

  1. Muito importante esse assunto abordado por vocês. Todos sabemos que as nossas crianças de hoje estão diretamente ligadas ao mundo das tecnologias.

    ResponderExcluir
  2. As tic está cada vez mais acessível a qualquer tipo de público; principalmente entre crianças e adolescentes-jovens.

    ResponderExcluir
  3. Meninas qual a opinião de vocês sobre o podcast da professora Beth Almeida sobre as tic e o currículo? Ela faz observações, importantes sobre a integração das disciplinas; tic no currículo escolar e universitário , e também com a inclusão digital.

    ResponderExcluir