sábado, 20 de agosto de 2011

1º AULA:APRESENTAÇÃO DA DISCÍPLINA: TIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO)08/08/11

Esse 1º dia já colocamos a mãos na massa.
Criação de um blog. O interessante será a interação dos alunos que através de seus blogs poderão aprender e compartilhar saberes uns com os outros.

INCLUSÃO DIGITAL

A “Inclusão digital” significa melhorar as condições de vida de uma comunidade com o auxílio da tecnologia. Ela permite maximizar conhecimentos através de uma nova linguagem que é o mundo digital. Sendo um antecedor da inclusão social  que é   um direito de todos e todas  a terem  essa acessibilidade.

 De  acordo  com o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital,  o Brasil vem buscando desenvolver ações diversas, visando a inclusão digital como parte da visão de sociedade inclusiva. Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas até meados de janeiro.
O Brasil conta com um recurso total de 250 milhões de reais, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O financiamento do Computador para Todos pode ser feito pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, além de redes varejistas, que é vender um milhão de máquinas para consumidores com renda entre três e sete salários mínimos .

.  Levantamos esses dados  para nos manter cientes de como anda a inclusão digital em nossa realidade e em nosso país. Podemos perceber que as facilidades em pagamentos de computadores  aumentarem. Isso  é fato. Mas, visamos aquelas e aqueles q moram em favelas e não tem o acesso nem a educação básica, imagine poder financiar um computador. Os  governantes lançam planos  de  incluir todos numa sociedade inclusa no mundo digital, ampliando também  aos idosos e pessoas de zona rural para uma produção sustentável criando  programas como  os Telecentros (programa de inclusão social) que oferece cursos básicos e avançados de Informática e outros Cursos e oficinas  e o Plano nacional de Banda Larga. Porém, os mesmos acabam  esquecendo que  na verdade essa inclusão social com a inclusão digital não acontece em prática em todo o país. Apenas em algumas cidades metropolitanas.

 Outro alarmante problema é a  inclusão digital na educação. Segundo Nofs, em o site: http://www.comciencia.br/especial/inclusao/inc01.shtml, afirma o seguinte:A informatização nas escolas da rede pública ainda não é uma realidade. "O laboratório de informática existe, mas não é usado com freqüência. Não é uma atividade rotineira para os alunos; não é como a biblioteca, que fica aberta o tempo todo. É preciso capacitar o professor para que ele transforme a sua aula utilizando a ferramenta digital. Primeiro, é preciso quebrar a barreira do acesso. Depois, é preciso manter esse acesso", completo.

 Assim, finalizamos nossa analíse e vimos como está difícil a inclusão digital. Concluimos   então, que  ela deveria ser gratuita a toda sociedade, construindo  telecentros em todas as cidades brasileiras, sem apenas ficar no papel. Uma idéia do trio seria   uma espécie de lan house publicas”. Uma inclusão para a melhoria de todos e todas.

Reflexão

Em sua obra, “A Audácia da  Esperança”Barack Obama ,cita o seguinte: “CONSIDERAMOS ESTAS VERDADES como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre eles estão à vida, a liberdade e a busca da felicidade” . 
Refletindo sobre essas verdades americanas entendo que são verdades, também, para nós brasileiros que fomos criados pelo mesmo Criador.
Vamos às reflexões. Se forem direitos inalienáveis, além da vida, a liberdade e a busca da felicidade, então o direito à Inclusão Digital está contido nos dois últimos. Como podemos ter liberdade se não temos direito ao conhecimento? Se não temos direito ao conhecimento, como alcançamos o direito à felicidade? Sem a inclusão digital e a conseqüente inclusão social é impossível se falar em acesso aos direitos e garantias inalienáveis do ser humano.



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

2º AULA :DISCURSÃO SOBRE MÍDIAS E TECNOLOGIAS 15/08/11

Todo e qualquer aprendizado deve ser significativo, objetivo e pessoal. Acompanhado de um retorno e com um bom relacionamento interpessoal. Isso significa dizer que o retorno é justamente a mediação coerente do educador para o aluno, diante da visão em que o saber está em construção e todo conhecimento deve ser partilhado. E que nós com aprendizes sejamos verdadeiros participantes das aulas.
O aprender está voltado à indagação, a assimilação e prática em nosso cotidiano docente. Portanto, deixaremos de nos prendermos ao bens materias e nos importaremos mais em sabermos Quem somos? Em que mundo vivemos? Sabemos que atrás de uma grande beleza e  uma enorme diversidade de raças, costumes,culturas, etc, existe um mundo com  diferências, desigualdades e de  grandes ações problemáticas.
Usaremos de instrumentos  para nossas acões e ensino e aprendizado as mídias e a tecnologia como algo para nos beneficiar positivamente.




domingo, 14 de agosto de 2011

A INTERNET LIGADA AO APRENDIZADO

MERCADO,Luis Paulo Leopoldo,Experiências com Tecnologias de Informação e Comunicação na Eduacação.Maceió:Edufal,2006

Com base no livro, EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.A internet no contexto pedagógico é sem dúvida uma ferramenta que cria um aprendizado social.  Cria  uma maneira de um grupo compartilhar seus conhecimentos nas mais diferentes aréas de aplicação. Com o uso da internet, os alunos são estimulados à ir em busca e analisar as diversas informações, selecionando aquelas mais fundamentais.

O aluno tem uma variedade na escolha de qual site começará a pesquisa. De modo que,
facilita o aprendizado do mesmo, quando compara e axamina cada notícia. A utilização da internet favorece não só ao aluno mas, também ao professor. O mesmo que possui um papel de educador e coordenador das aulas, precisa de um prepararo para realizar trabalhos em grupos e dinâmicas. Proporcionando uma relação educativa entre ele e os alunos e permitindo analisar à relação da escola com o meio social e  também que a escola possua um novo diálogo com a sociedade.

Assim, a internet como instrumento de pesquisa e apredizagem, cria uma nova variedade de meios além da  pesquisa livre como muitos alunos estão acustumados,  como: as bibliotecas virtuais, revistas eletrônicas, avaliação de sites educativos, reportagens on-line, museus e viagens virtuais. Dessa forma a tecnologia amplia o  seu  campo de pesquisa e beneficia a todos e a todas.