quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: BASEADOS NO TRABALHO EM GRUPO E NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA


A aprendizagem colaborativa propõe a criação de metas conjuntivas para obter um só resultado para o conjunto. Diferente da Aprendizagem Cooperativa que tem a aprendizagem voltada para o individualismo.
As TIC ao longo do tempo se desenvolveu criando uma estrutura on-line para uma nova maneira de ensino e aprendizagem.Existem plataformas virtuais que auxiliam na aprendizagem colaborativa, a  maioria dessas plataformas permite a comunicação por e-mail, chats, audio-conferências, etc. Há ambientes que tem como base o uso de representações visuais  para guiar informações entre os participantes. Permite que os  alunos construam e manipulem atividades visuais para apoiar na aprendizagem.

MAPA CONCEITUAL




Esse instrumento acrescenta mais uma possibilidader de levar o aluno à organizar e representa um conhecimento. Uma representação com conexões que leva o leitor a idéia central do que se está tratando. O mapa conceitual não pode ser produzido sem ter uma linha de raciocínio. Podendo ser ele simples até a forma criativa tendo até o estilo do criador no mapa.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

4ª AULA: APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

1º GRUPO: Os conteúdos em ambientes virtuais.

Interação de professor e alunos com o auxilio da tecnologia.
Meios de conteúdos : Antigo - verbais e escritos (professor fala, aluno só escuta).
                                  Novo - visual e auditivo (professor interage com o aluno).
A queda da hierarquia do professor com o aluno, promovendo interação, troca de ideias.
- Máquina metamidiática = é a unificação de uma página com vídeos, imagens, texto: google, you tube, facebook, twitter entre outros.
- A composição espacial e temporal dos conteúdos educacionais:
a)      Teoria da dupla codificação de PAIVO;
b)      Os três modelos básicos de organização temporal dos conteúdos educacionais: (Linear, Hierárquico, Hipertextual). Estilo: oral, visual, sinestésico.

2ºGRUPO: Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no projeto de matérias autossuficientes e na aprendizagem autodirigida.

O aluno tem a capacidade de produzir seu conhecimento. Para a educação na atualidade é um grande desafio criar materiais autossuficientes.
Tais materiais autossuficientes servem como auxilio para a expansão do conhecimento. Em meio a vários pontos negativos, a tecnologia possui também vários pontos positivos como a facilidade de completar seu conhecimento, a rapidez para se comunicar com pessoas em diversos paises, entre outras.
a)      Aprendizagem autodirigida: O objetivo estabelecido é que o aluno seja responsável pela sua própria aprendizagem, ele pode estudar só, sem orientação de um professor. O aprendiz que planeja, desenvolve, regula.
b)      Materiais autossuficientes: Primeiro o papel, depois o computador.

3º GRUPO: Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados em sistemas de emulação sociocognitiva.

Aprender computadores: e-mail, Chat, blog (com. E gerenciamento de informação).
Aprender dos computadores: sistemas especialistas tutoriais. (aprender certos conteúdos).
Ensinar aos computadores: agentes inteligentes. (auxílio personalizado).
Computador como aprendiz autônomo: reconhecimento de formas.

domingo, 11 de setembro de 2011



Greve é uma arma utilizada de forma coletiva para obter melhorias dos direitos dos trabalhadores. Não se trata de parar atividades porque se quer ficar em casa, mas sim de reividincar melhores condições de trabalho, lutar com o propósito de aumento salarial (que no Brasil tornou-se um objetivo legal, porém não é o único).
Podemos afirmar que a greve de uma maneira geral, sendo na área de saúde, transporte ou educação, traz para sociedade vários transtornos, que por sua vez precisam ter em mente que todos tem o direito de lutar por um trabalho e consequentemente uma vida digna.