terça-feira, 13 de setembro de 2011

4ª AULA: APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

1º GRUPO: Os conteúdos em ambientes virtuais.

Interação de professor e alunos com o auxilio da tecnologia.
Meios de conteúdos : Antigo - verbais e escritos (professor fala, aluno só escuta).
                                  Novo - visual e auditivo (professor interage com o aluno).
A queda da hierarquia do professor com o aluno, promovendo interação, troca de ideias.
- Máquina metamidiática = é a unificação de uma página com vídeos, imagens, texto: google, you tube, facebook, twitter entre outros.
- A composição espacial e temporal dos conteúdos educacionais:
a)      Teoria da dupla codificação de PAIVO;
b)      Os três modelos básicos de organização temporal dos conteúdos educacionais: (Linear, Hierárquico, Hipertextual). Estilo: oral, visual, sinestésico.

2ºGRUPO: Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no projeto de matérias autossuficientes e na aprendizagem autodirigida.

O aluno tem a capacidade de produzir seu conhecimento. Para a educação na atualidade é um grande desafio criar materiais autossuficientes.
Tais materiais autossuficientes servem como auxilio para a expansão do conhecimento. Em meio a vários pontos negativos, a tecnologia possui também vários pontos positivos como a facilidade de completar seu conhecimento, a rapidez para se comunicar com pessoas em diversos paises, entre outras.
a)      Aprendizagem autodirigida: O objetivo estabelecido é que o aluno seja responsável pela sua própria aprendizagem, ele pode estudar só, sem orientação de um professor. O aprendiz que planeja, desenvolve, regula.
b)      Materiais autossuficientes: Primeiro o papel, depois o computador.

3º GRUPO: Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados em sistemas de emulação sociocognitiva.

Aprender computadores: e-mail, Chat, blog (com. E gerenciamento de informação).
Aprender dos computadores: sistemas especialistas tutoriais. (aprender certos conteúdos).
Ensinar aos computadores: agentes inteligentes. (auxílio personalizado).
Computador como aprendiz autônomo: reconhecimento de formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário