segunda-feira, 19 de setembro de 2011



TITULO: Blog na Educação.
 LINK: http://igovexplica.wiki.zoho.com/Blog-na-Educação.html

O uso de ferramentas Web 2.0, como o blog, trazem à educação benefícios como geração constante de aprendizagem e armazenamento do conhecimento, além de possibilitarem uma maior aproximação no relacionamento entre professor e aluno.Um blog também permite que haja: acompanhamento, pelos pais e gestores da escola, das atividades desenvolvidas pelos alunos; discussões além do espaço formal das aulas; fácil supervisão de tarefas e troca rápida de informações; integração com outros conteúdos e outras mídias como slides vídeos e áudio; conexão entre alunos e professores de diferentes lugares para resolver problemas ou receber informações e trocas de experiências; desenvolvimento de competências; ensino da linguagem digital; produção de textos para exercer o pensamento crítico e incentivar debates.  Com relação ao conteúdo, um blog garante um espaço para produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, organização e debate de excursões e visitas de campo, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, acompanhamento e gestão da escola, entre outras possibilidades.


TÍTULO: Uso das redes sociais na Educação.
LINK: http://blog.atepassar.com/uso-das-redes-sociais-na-educacao/
Hoje as redes sociais favorecem a cultura do conhecimento, a troca de informações e a participação em grupos de interesses comuns. Para os que utilizam essas plataformas online em busca de conhecimento, é fundamental sua participação ativa para fortalecer vínculos com outros usuários.
Ter o fácil acesso a um ambiente comum para alunos e professores facilita a difusão do conhecimento e a interação social entre estudantes. Ao utilizarmos tecnologias de informação de forma específica e massiva com o objetivo de aprendizagem estamos fortalecendo os vínculos sociais entre alunos e professores onde operam diversas ferramentas atrativas e dinâmicas.
As redes sociais educacionais em âmbito pessoal possuem um enorme atrativo aos seus usuários ao se relacionarem com outros usuários com objetivos comuns. Se sua meta é passar em concursos públicos, ou passar em vestibulares, o anseio de compartilhar experiências em grupo torna evidente a necessidade pré-estabelecida da interação humana.
Essa necessidade de compartilhar experiências é o que torna uma rede potencialmente ativa e promissora, permitindo aos estudantes criar relações sociais, assim como atender as exigências de seu aprendizado. Essas redes sociais educacionais possuem o valor de complementar o aprendizado informal e formal, que as instituições de ensino devem complementar com a utilização dessas ferramentas como novos recursos acadêmicos.
As ferramentas online não alteram o objetivo de aprendizagem, porém facilita a compreensão e introduz novas metodologias de ensino, agregando mais valor à Educação.

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